Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)
Apresentação
É o setor responsável por promover e assegurar ações e serviços de apoio especializado para a garantia de acessibilidade e inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais em virtude de deficiência física, visual, auditiva ou intelectual, transtornos do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, visando eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e curriculares, que representem restrição à sua participação e ao seu desenvolvimento acadêmico e profissional. O NAI está localizado na Reitoria da UFCG, com o suporte de Setores de Apoio Local (SAL) em todos os campi. No CCJS, o NAI/SAL é composto por um psicólogo e um revisor de texto braile, que auxiliam as coordenações de curso e a Direção do CCJS a viabilizar os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, através dos seguintes programas e serviços:
- Programa de monitoria inclusiva;
- Adaptação de recursos instrucionais, como material pedagógico e equipamentos;
- Adaptação das atividades avaliativas
- Adequação da estrutura arquitetônica e equipamentos físicos;
- Atendimento psicológico.
Objetivos
- Auxiliar na implementação da política de acesso, permanência e participação dos alunos, docentes e técnico-administrativos com necessidade especial;
- Identificar estudantes com necessidades educacionais especiais, professores e técnico-administrativos com necessidades especiais na UFCG;
- Acompanhar e orientar, juntamente com as coordenações de cursos, a trajetória dos estudantes;
- Sensibilizar a comunidade acadêmica em relação à inclusão de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação ou transtornos específicos;
- Articular os setores e profissionais da UFCG e outras instituições e entidades da sociedade civil, para a melhoria do atendimento educacional;
- Promover ações que envolvam a família e ou acompanhantes, com vistas ao pleno acesso e participação na vida institucional e a um melhor desempenho das pessoas envolvidas em suas respectivas atividades de ensino-aprendizagem, pesquisa, extensão e de natureza administrativa;
- Apoiar a participação das pessoas com necessidades especiais nas atividades promovidas pela UFCG; VIII – identificar, diagnosticar e promover a eliminação das barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais e pedagógicas;
- Apresentar e orientar a elaboração de recursos pedagógicos, metodológicos e tecnológicos alternativos, com vistas ao apoio, reformulação, implantação e execução dos projetos pedagógicos de cursos, na perspectiva da educação inclusiva;
- Fomentar a cultura de inclusão no âmbito da UFCG;
- Mediar as negociações e convênios com possíveis parceiros (entidades ou instituições sociais), para atendimento das pessoas com necessidades especiais;
- Promover eventos que envolvam a capacitação de servidores para a realização de práticas inclusivas no âmbito institucional;
- Avaliar e propor diretrizes e metas de inclusão; XIV – manifestar-se, sempre que necessário, sobre assuntos didático-pedagógicos e administrativos, relacionados à inclusão.
Responsável(is)
Thales Fabrício da Costa e Silva
Psicólogo
thales.fabricio@tecnico.ufcg.edu.br
Contato: (83) 3521-3301
Laiane Elias Dantas Marques
Assistente Social
laiane.elias@tecnico.ufcg.edu.br
Contato: (83) 3521-3283
Aline Araújo de Oliveira Barbalho
Revisora de textos Braille
Contato: (83) 3521-3275
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