Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

English Spanish

Tradução do portal

Chinese (Simplified) English French Italian Japanese Spanish

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Graduação em Direito

Publicado em 15/01/24 17:22 | Atualizado em 15/01/24 17:22 | Acessos: 44

Apresentação

A Faculdade de Direito de Sousa foi criada em 1 de maio de 1971, pela Lei Municipal nº 704, de 26 de abril de 1971, cabendo  Funda o Padre Ibiapina, de acordo com o convenio assinado com a Prefeitura Municipal, a implantar o do curso de Direito e sua administração.

Posteriormente, desligou-se da Fundação Padre Ibiapina com a criado da Fundação de Ensino Superior de Sousa; Em 11 de dezembro de 1979 foi encampada pela Universidade Federal da Paraíba, por fora da Resolução n:. 385/79, passou a constituir o Campus VI da UFPB, recebendo os servidores, os professores e os alunos da antiga Faculdade de Direito de Sousa.

No Campus VI funcionava somente o Curso de Direito, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. O curso foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação através do parecer 329/83 - Portaria N° 352/83. Em 2002 houve o desmembramento da UFPB e a consequente criação da Universidade Federal de Campina Grande pela Lei 10.419 de 09 de abril de 2002; Com o desmembramento, o CCJS - Campus IV da UFPB - passa a pertencer a UFCG, com a designação de Campus de Sousa, ainda funcionando nas mesmas instalações da antiga Faculdade de Direito, embora consideravelmente ampliadas e melhoradas; Em 14 de dezembro de 2012 o CCJS passa a funcionar em dois Campus, ambos situados na cidade de Sousa-PB; No Campus I, prédio da antiga Faculdade de Direito, passa a funcionar parte de suas atividades administrativas, cursos de pós-graduação, atividades práticas, além de pesquisa e extensão das duas Unidades Acadêmicas; No Campus II, recém-construído, passa a funcionar parte de suas atividades administrativas, bem como os cursos de Campus I.

Perfil da graduação e área de atuação

O Bacharel em Direito atua garantindo a ordem e a harmonia nas relações interpessoais de indivíduos e grupos da sociedade, aplicando as normas e leis vigentes no país, utilizando para tanto a legislação, a jurisprudência, a doutrina e outras fontes do Direito. Em suas atividades o bacharel em Direito deverá fazer uso de raciocínio jurídico, a argumentação, a persuasão e de reflexão crítica. O profissional atuante nesta área de conhecimento deverá ter como fundamento primordial a busca pela ética, justiça e a boa convivência entre os cidadãos, empregando domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

 

Links: 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página